College Study Abroad Programs - Study abroad at colleges and universities overseas.


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Luis Napoleão Bonaparte


O Consulado e o Império, percebido por vários como a continuidade da Revolução e correção de seus excessos constitui um período próspero para a Maçonaria, favorecida e ainda utilizada por Napoleão ele mesmo proveniente de um meio maçônico familiar. Ainda que contasse com facções republicanas ou marquistas constitucionais, ela lhe proporciona seu apoio e lhe provê uma série de oficiais (por exemplo se estima que 17 dos 24 Marechais do Império eram Maçons), prefeitos, funcionários, representantes das elites culturais e econômicas que constituem a coluna vertebral do regime imperial. Cambacérès, redator do Código Civil, é um de seus mais eminentes dignatários. O Grand Orient de France se desenvolve rapidamente e se encontra no apogeu de sua potência. Conta com lojas em toda Europa e contribui para a implantação de fato em vários países de princípios que terão descendência.


Ao contrário, a Restauração dá início a um período difícil. As Lojas tentam não obstante provar ou não demonstrar grandeza, mas elas vão sofrer diversos problemas. A quantidade de pessoas adeptas diminui, e apesar do episódio de 1830 que proporciona um embelezamento e no qual se ilustra a figura de Lafayette, há que considerar ainda o tempo da Monarquia de Julio, até 1848, como um período de estancamento. Durante tal período, grupos carbonários e republicanos se organizam às vezes nos bastidores de certas oficinas. Paralelamente, surgem os ritos "egípcios" conhecidos mais tarde pelo nome de Rito de Memphis-Misraïm como resultado de uma sensível atração a partir do final do século XVIII e pela expedição de Bonaparte ao Egito.


Confrontado desde o começo do século à implantação do Rito escocés Antigo Aceito e à persistência de uma preocupação por conservar tal autonomia em seu seio em particular nos altos níveis escoceses, o Grand Orient de France só poderia unir totalmente o corpo maçônico francês em 1821. Depois, a organização separada de um Supremo Conselho que reagrupa uma parte de dito rito ( sempre ficarão lojas "escocesas"não obstante na Obediência) põe fim à unidade orgânica da Ordem.
A maçonaria francesa começou a se politizar e a encarnar as aspirações republicanas nos anos precedentes à Segunda República. Ela participa com entusiasmo nos acontecimentos de 1848. A maioria dos membros do Governo Provisório são Maçons ou o serão e muitas idéias e medidas tomadas o demonstram, começando pela abolição da escravatura, por Victor Schoelcher, ou a instauração do sulfrágio universal. Lamartine, ele mesmo nesta ocasião lhe rende homenagem e reforça a crença segundo a qual o tríptico republicano Liberdade-Igualdade-Fraternidade é considerado de origem maçônica. É também nesta época que surge Mariana, símbolo ao mesmo tempo maçônico e republicano.
Desde a eleição do príncipe Confrontado desde o começo do século à implantação do Rito escocés Antigo Aceito e à persistência de uma preocupação por conservar tal autonomia em seu seio em particular nos altos níveis escoceses, o Grand Orient de France só poderá unir totalmente o corpo maçônico francês em 1821. Depois, a organização separada de um Supremo Conselho que reagrupa uma parte de dito rito ( sempre ficarão lojas "escocesas"não obstante na Obediência) põe fim à unidade orgânica da Ordem.
A maçonaria francesa começou a se politizar e a encarnar as aspirações republicanas nos anos precedentes à Segunda República. Ela participa com entusiasmo nos acontecimentos de 1848. A maioria dos membros do Governo Provisório são Maçons ou o serão e muitas idéias e medidas tomadas o demonstram, começando pela abolição da escravatura, por Victor Schoelcher, ou a instauração do sulfrágio universal. Lamartine ele mesmo nesta ocasião lhe rende homenagem e reforça a crença segundo a qual o tríptico republicano Liberdade-Igualdade-Fraternidade é considerado de origem maçônica. É também nesta época que surge Mariana, símbolo ao mesmo tempo maçônico e republicano.

Desde a eleição do príncipe Luis Napoleão Bonaparte em 1849 ( que se converterá em Napoleão III depois do golpe de estado de 2 de dezembro de 1851) a Maçonaria se encontra novamente ameaçada e controlada, sob a tutela do Príncipe Luciano Murat que lhe é imposto como Grande Mestre durante uma parte do Segundo Império. Ela pode se liberar e com a chegada de uma nova geração de jovens republicanos às lojas, se opõe cada vez mais fervorosamente ao Regime. Continuando com sua radicalização depois da queda de Napoleão III em 1870, ela se lança com fervor à construção da III República. Enquanto isso, vários Irmãos parisienses, Félix Pyat, Julio Vallès e Juan Bautista Clément entre os mais conhecidos, foram partidários da Comuna em 1871, a atitude das Lojas da Província e do mesmo GODF foi muito mais prudente.
Ditos acontecimentos vão contribuir para acentuar a animosidade entre a Maçonaria e a igreja. É por outro lado nesta época que o Grand Orient de France, por uma decisão do Congresso Maçônico de 1877 por proposta do pastor Desmons, em virtude do princípio da liberdade absoluta da consciência, levanta a obrigação de invocar ao Grande Arquiteto do Universo em suas LL\ . Dito princípio, presente desde o século XVIII nas iniciações e nas instruções ao Rito Francês só aparece claramente na abertura e no fechamento dos trabalhos assim como também na declaração de princípios com os rituais e as Constituições adotadas em 1849.em 1849 ( que se converterá em Napoleão III depois do golpe de estado de 2 de dezembro de 1851) a Maçonaria encontra-se novamente ameaçada e controlada, sob a tutela do Príncipe Luciano Murat que lhe é imposto como Grande Mestre durante uma parte do Segundo Império. Ela pode se liberar e com a chegada de uma nova geração de jovens republicanos às lojas, se opõe cada vez mais fervorosamente ao Regime. Continuando com sua radicalização depois da queda de Napoleão III em 1870, ela lança-se com fervor à construção da III República. Enquanto isso, vários Irmãos parisienses, Félix Pyat, Julio Vallès e Juan Bautista Clément entre os mais conhecidos, foram partidários da Comuna em 1871, a atitude das Lojas da Província e do mesmo GODF foi muito mais prudente.
Ditos acontecimentos vão contribuir para acentuar a animosidade entre a Maçonaria e a igreja. Por outro lado, nesta época o Grand Orient de France, por uma decisão do Congresso Maçônico de 1877 por proposta do pastor Desmons, em virtude do princípio da liberdade absoluta da consciência, levanta a obrigação de invocar ao Grande Arquiteto do Universo em suas LL\ . Dito princípio, presente desde o século XVIII nas iniciações e nas instruções ao Rito Francês só aparece claramente na abertura e no fechamento dos trabalhos assim como também na declaração de princípios com os rituais e as Constituições adotadas em 1849.


Fonte Site GOF