College Study Abroad Programs - Study abroad at colleges and universities overseas.


sábado, 17 de outubro de 2009

Libera Muratoria


No capítulo VII do Livro terceiro dos Reis narra-se como Salomão, “o maior pela sua sabedoria e riqueza entre os reis da Terra” levou a cabo a construção do Templo, um colosso arquitectónico, trabalho em que simultaneamente se reuniam o máximo dos conhecimentos no campo da construção e de segredos da “sabedoria suprema”.Segundo a lenda, o constructor do Templo foi Hiram, amigo e colaborador de Salomão, depositário da chave de todos os segredos da mística doutrina.
A lenda quer que três Companheiros tenham armado uma emboscada a Hiram, para lhe arrancarem alguns segredos e que, perante o silêncio do Mestre, brutalmente o assassinaram.
Muitos autores viram no sacrifício de Hiram (que segundo a lenda, ressuscitou mais tarde) a alegoria do caminho iniciático, morrendo o homem que o percorrera aos olhos do mundo e das paixões humanas para se converter num autêntico maçom que não conhece a verdadeira morte. Toda a história de Hiram, se examina minunciosamente, revela contínuos pontos de contacto com a moderna Libera Muratoria, ainda que não seja possível resumir num artigo as várias interpretações.
A doutrina hirâmica encarnou-se em muitas outras Tradições, no decurso dos séculos e com vários rostos, passando de iniciado a iniciado. Citaremos, muito de passagem, a escola Ptagórica de Croton, com as influências caldeias, egípcias e hindus, e a Roma antiga dos collegia artificum, corporações de ofícios que se desenvolveram durante a República ou Império, protegidas pelo Estado e que também implementaram uma actividade secreta de carácter místico em ambientes e com rituais simbólicos.
Aproximamo-nos assim dos tempos mais recentes. Alguns quiseram ver um traço de união entre os collegia, os primeiros movimentos cristãos e os Liberi Muratori nos magistri comacini, edificadores das primeiras igrejas cristãs nos séculos que vão do oitavo ao décimo.
As fontes são, porém, tão escassas que é impossível ser-se mais preciso e ir além das suposições.
Free-mason, quer precisamente dizer Libero Muratore (Pedreiro Livre).
Texto : Heitor Baptista Pato "A Magia"