A Geometria nasceu no Egito antigo pela necessidade de medir terras.
Os agricultores egípcios cultivavam as terras que ficavam nas margens do rio Nilo, dividias em lotes. Na época das chuvas, o Nilo transbordava alagando a terra e, quando voltava ao nível normal, deixava o solo fertilizado, ideal para a agricultura.
Como as marcas dos lotes eram carregadas a cada cheia, tornava-se necessário refazer as demarcações para que os lotes fossem redistribuídos aos agricultores.
Dessa forma, medindo e desenhando terrenos, os egípcios descobriram métodos e adquiriram conhecimentos que, depois, foram aprendidos pelos gregos. Foram os gregos que estudaram e desenvolveram esses conhecimentos, aos quais chamaram de Geometria, que significa “medida da terra” (geo=terra; metria=medida).
Usando apenas uma régua não-graduada e um compasso, Euclides fez as primeiras construções gráficas e descobriu muitas relações entre os elementos geométricos. Tais conhecimentos foram publicados em sua obra Elementos (Euclides, geômetra grego, viveu entre os séculos IV e III a. C. por volta de 300 a, C., lecionava em Alexandria, cidade que ficava ao norte da África, no Egito. Sua obra, os Elementos, é um conjunto de 13 volumes, nos quais sintetizou o conhecimento matemático da Grécia Antiga).
Tanto a Geometria como o Desenho Geométrico estudam figuras geométricas com seus conceitos e suas propriedades.
A Geometria relaciona figura com números (medidas). Os números são abstratos e pertencem ao campo das idéias.
O Desenho Geométrico relaciona as figuras com suas representações gráficas (desenhos). Os desenhos são concretos e pertencem ao campo das imagens.
O mundo das imagens virtuais ou gráficos está intimamente relacionado com o mundo das idéias.
Construir, significava para os gregos construir apenas com régua e compasso. No entanto o historiador Plutarco (46-120 d. C.) testemunha que a separação exigida por Platão (428-355 a. C.) entre a “mecânica e a geometria” tinha raízes profundas nas próprias concepções filosóficas do platonismo, que sublinhavam a diferença entre o que é objeto dos sentidos e o que é objeto da inteligência pura. Do ponto de vista matemático, a concepção grega de número real era inteiramente geométrica, a distinção entre construções com régua e compasso e construções mecânicas (amplamente utilizadas por eles) continha já um germe de classificação dos números reais, como ficaria claro séculos mais tarde.
Desde cedo, os gregos esbarraram na dificuldade de, somente com régua e compasso, duplicar o cubo, quadrar o círculo, tri-seccionar um ângulo e construir certos polígonos regulares. Logo perceberam que havia aí um problema, o que algumas pessoas até hoje não perceberam, confundindo construções aproximadas ou mecânicas com construções exatas com régua e compasso. Contudo, o instrumental matemático de que tais construções eram impossíveis só viria ocorrer no século XIX d. C.
Os agricultores egípcios cultivavam as terras que ficavam nas margens do rio Nilo, dividias em lotes. Na época das chuvas, o Nilo transbordava alagando a terra e, quando voltava ao nível normal, deixava o solo fertilizado, ideal para a agricultura.
Como as marcas dos lotes eram carregadas a cada cheia, tornava-se necessário refazer as demarcações para que os lotes fossem redistribuídos aos agricultores.
Dessa forma, medindo e desenhando terrenos, os egípcios descobriram métodos e adquiriram conhecimentos que, depois, foram aprendidos pelos gregos. Foram os gregos que estudaram e desenvolveram esses conhecimentos, aos quais chamaram de Geometria, que significa “medida da terra” (geo=terra; metria=medida).
Usando apenas uma régua não-graduada e um compasso, Euclides fez as primeiras construções gráficas e descobriu muitas relações entre os elementos geométricos. Tais conhecimentos foram publicados em sua obra Elementos (Euclides, geômetra grego, viveu entre os séculos IV e III a. C. por volta de 300 a, C., lecionava em Alexandria, cidade que ficava ao norte da África, no Egito. Sua obra, os Elementos, é um conjunto de 13 volumes, nos quais sintetizou o conhecimento matemático da Grécia Antiga).
Tanto a Geometria como o Desenho Geométrico estudam figuras geométricas com seus conceitos e suas propriedades.
A Geometria relaciona figura com números (medidas). Os números são abstratos e pertencem ao campo das idéias.
O Desenho Geométrico relaciona as figuras com suas representações gráficas (desenhos). Os desenhos são concretos e pertencem ao campo das imagens.
O mundo das imagens virtuais ou gráficos está intimamente relacionado com o mundo das idéias.
Construir, significava para os gregos construir apenas com régua e compasso. No entanto o historiador Plutarco (46-120 d. C.) testemunha que a separação exigida por Platão (428-355 a. C.) entre a “mecânica e a geometria” tinha raízes profundas nas próprias concepções filosóficas do platonismo, que sublinhavam a diferença entre o que é objeto dos sentidos e o que é objeto da inteligência pura. Do ponto de vista matemático, a concepção grega de número real era inteiramente geométrica, a distinção entre construções com régua e compasso e construções mecânicas (amplamente utilizadas por eles) continha já um germe de classificação dos números reais, como ficaria claro séculos mais tarde.
Desde cedo, os gregos esbarraram na dificuldade de, somente com régua e compasso, duplicar o cubo, quadrar o círculo, tri-seccionar um ângulo e construir certos polígonos regulares. Logo perceberam que havia aí um problema, o que algumas pessoas até hoje não perceberam, confundindo construções aproximadas ou mecânicas com construções exatas com régua e compasso. Contudo, o instrumental matemático de que tais construções eram impossíveis só viria ocorrer no século XIX d. C.