College Study Abroad Programs - Study abroad at colleges and universities overseas.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Morreu uma deusa...


Maat significa Verdade. A verdade não é uma invenção do antigo Egipto... Tal como a conhecemos, ela existe onde há consciência e respeito, ambas estão intimamente ligadas ao Homem. Mas de onde vem a verdade, a retidão e a justiça ?
Parece que nossa civilização e a nossa cultura têm um pedido de desculpas para com o Egipto Antigo. De todas as culturas antigas, esta merecia um pouco mais de respeito.O Homem comum prega Tolerância e Perdão, esquecendo por vezes a importância da verdade e da rectidão.

Em egípcio, a palavra para verdade é Maat. Maat estava associado ao deus sol Ra, ao faraó, à administração do país, ao homem comum, aos rituais dos templos e aos costumes mortuários.Ela era responsável pela pesagem das almas dos mortos contra a sua única pena de avestruz.Se houvessem muitas ações negativas a alma do falecido penderia para baixo, o monstro Ammut comeria a pessoa e a sua alma. Se a alma era boa e pura, o morto seria promovido a viver com os deuses para toda a eternidade.

Maat também passou a ser associado a Osíris o anfitrião dos mortos. Para os egípcios antigos, a palavra Maat significava não só verdade mas também retidão e justiça.A pluma, como símbolo, é encontrada em toda parte do Egipto . nos túmulos e nas paredes e colunas dos templos. A pluma pretende transmitir a idéia de que "a verdade existirá". A pluma era transportada nas cerimónias egípcias, muitas vezes sobre um cajado. Ela aparece retratada em quase sempre como fazendo parte do toucado da deusa.
“Maat era a concepção egípcia de justiça; era justiça como a ordem divina da sociedade. Era também a ordem divina da natureza conforme estabelecida no momento da criação.”
Maat descansa agora no seu último ritual, seguindo a ordem natural de todas as coisas…