College Study Abroad Programs - Study abroad at colleges and universities overseas.


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ágape Maçónico

No decorrer do Ágape Maçónico (que não é mais que o prolongamento da sessão maçónica…) há pelo menos três tipos de brindes com o vinho:
- Chefe de Estado
- Soberanos e Chefes de Estado que em todo o mundo protegem a maçonaria
- Grão-Mestre ou Venerável Mestre)
- Grandes Oficiais
- Aos ilustres visitantes
- Ás Senhoras (Cunhadas).

Por iniciativa do Venerável Mestre ou do Grão-Mestre no caso de um ágape da Grande Loja, este pode tomar a palavra para distinguir algum irmão presente, em que o saúda, e brinda do seu lugar, levantando-se, erguendo o copo e a taça, depois do Mestre-de-cerimónias anunciar solenemente que o Venerável, ou o Grão-Mestre deseja “beber vinho com”, ou brindar ao homenageado em causa, que igualmente de pé, retribui o brinde, e em silêncio, bebe da taça simultaneamente.

Após estes brindes rituais, abre-se um período de brindes livres, em que qualquer maçon presente, pode propor um brinde de sua iniciativa respeitando sempre o espaço em que se encontra . O local escolhido deve ser recatado e discreto, longe dos olhares dos profanos.

Qualquer das sessões de Loja ou de Grande Loja, são realizadas em espaços privativos ou reservados.

Os brindes maçónicos são sempre feitos com vinho tinto, (pólvora negra) e de pé. Começa com o alinhar dos canhões (copos), apresentar armas, e apontar. São retribuídos por todos os maçons com a expressão “Fogo”, excepto no brinde às senhoras, em que também em uníssono proclamam “ás Senhoras” ou em alguns casos a expressão “Hummmmmm!”

Feito o brinde, bebido o vinho de forma ritual, em três tempos, (fogo, fogo bom e fogo à vontade), o copo retoma a sua posição na mesa, também com gesto ritual, sequencial, em três tempos, terminando com o pousar do copo, simultâneo com um ruído seco.