College Study Abroad Programs - Study abroad at colleges and universities overseas.


quinta-feira, 18 de março de 2010

Quem foi Artur Augusto Duarte da Luz de Almeida ?

Artur Augusto Duarte da Luz de Almeida nasceu no dia 25 de Março de 1867, em Alenquer. Formou-se na Faculdade de Letras de Lisboa e tirou depois o curso de Arquivista-Bibliotecário.

Ainda estudante, em 1896, tornou-se membro da Junta Revolucionária Académica, o braço visível da Maçonaria na universidade, tendo sido eleito presidente dessa junta.

No ano seguinte aderiu à Carbonária Portuguesa onde foi dirigente das células que geriam toda a organização. Durante o período de ditadura de João Franco (1906-1908) remodelou a Carbonária em colaboração com António Maria da Silva e Machado dos Santos, a fim de a preparar para desencadear a revolução.

Em 1908 foi preso e só saiu em liberdade depois do regicídio, época em que houve uma amnistia geral. Em 1909 fugiu para França por ter sido denunciado como chefe da Carbonária. Ali permaneceu até à implantação de república. Depois do 5 de Outubro de 1910 foi nomeado inspector das Bibliotecas Populares e eleito deputado à Assembleia Constituinte.

Escreveu várias obras de propaganda revolucionária, como A Cartilha do Cidadão e um capítulo sobre Sociedades Secretas na História do regime Republicano em Portugal.

Morreu em Lisboa a 4 de Março de 1939.

Autoria :Plano Nacional de Leitura in Centenário da República