
Assim nessa reunião preliminar na “macieira” decidiu-se estabelecer a prática das reuniões conjuntas trimestrais e anuais.
No dia de São João Batista, 24 de junho de 1717, realizou-se a segunda reunião, na Loja “O Ganso e a Grelha”. Autor do jantar habitual, o Venerável mais antigo propôs uma lista de candidatos ao cargo de Grão-Mestre, sendo eleito Anthony Sayer, pelo sistema tradicional de levantar-se as mãos. Anthony Sayer foi felicitado por todos e instalado no cargo, escolhendo para seu Primeiro Grande Vigilante Jacob Lamball, carpinteiro e para Segundo Grande Vigilante, o capitão José Elliot. O mandato era de um ano.
Anthony Sayer determinou então que se restabelecessem as reuniões trimestrais, com a presença de todos os Veneráveis e Vigilantes de Lojas assim como os demais Grandes Oficiais da Grande Loja.
No ano seguinte, 1718, no dia 24 de junho, realizou-se a Assembléia e a chamada “Grande Festa”, que encerrava, com um requintado jantar geral, preparado na forma prevista nos artigos 23 a 30 dos Regulamentos Gerais. O autor do jantar Anthony Sayer recolheu os votos para o Grão-Mestre que o sucederia, tendo sido proclamado eleito Jorge Payne.
Ao assumir o cargo, Jorge Payne determinou que se coligissem todos os velhos escritos, arquivos e cópias das “Constituições Góticas” para elaboração das futuras “Constituições”. Escolheu o seu primeiro Grande Vigilante, João Cordwell, carpinteiro, e segundo Grande Vigilante, Tomás Morrice, pedreiro.
in D S Masónico