College Study Abroad Programs - Study abroad at colleges and universities overseas.


domingo, 27 de setembro de 2009

Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim


O RITO DE MISRAIM
A primeira menção ao Rito foi feita em Veneza em 1788. Ele se difundiu rapidamente em Milão, Gênova e Nápoles e apareceu na França com Michel Bedarride, que recebeu o Grão-Mestrado em 1810, em Nápoles, do Irmão De Lasalle. De 1810 a 1813 os três Irmãos Bedarride desenvolveram o Rito na França, de certa forma sob a proteção do Rito Escocês. Ilustres Maçons pertenceram a ele, como o Conde Muraire, Soberano Grande Comendador do Rito Escocês Antigo e Aceito, o Duque Decazes, o Duque de Saxe-Weimar, o Duque de Leicester e o Tenente Coronel de Teste, entre outros.

O RITO DE MEMPHIS
A maioria dos membros que acompanharam Bonaparte na Missão do Egito eram Maçons pertencentes a antigos Ritos iniciáticos: Philalètes, Irmãos Africanos, Rito Primitivo e Grande Oriente de França. No Cairo eles descobriram uma sobrevivência gnóstico-hermética e no Líbano entraram em contato com a Maçonaria drusa, a mesma encontrada por Gérard de Nerval, remontando assim à Maçonaria "operativa" que acompanhava os seus protetores, os Templários. Conseqüentemente, os Irmãos da Missão do Egito decidiram renunciar à filiação maçônica vinda da Grande Loja da Inglaterra. E assim nascia em 1815 o Rito de Memphis , em Montauban, sob a direção de Samuel Honis e Marconis de Negre, com numerosas Lojas no exterior e personalidades ilustres em suas fileiras, como Louis Blanc e Giuseppe Garibaldi, ele que em breve se tornaria o unificador de Memphis e de Misraim.

O RITO DE MEMPHIS-MISRAIM
Até 1881 os Ritos de Memphis e Misraim seguiam rotas paralelas e concordes, no mesmo clima particular. Os Ritos começaram então a agrupar Maçons interessados no estudo do simbolismo esotérico da Maçonaria, gnose, cabala e até mesmo no hermetismo e no ocultismo.
O Rito de Memphis-Misraim perpetua sua Tradição na fidelidade aos princípios de liberdade democrática e das ciências iniciáticas.


Ordem do Rito RAPMM

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

TRÊS Frases Soltas


"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. "


Fernando Pessoa


"Nada verdadeiramente valioso surge da ambição ou de um mero senso de dever, mas do amor e devoção pelos homens."


Albert Einstein


"Quando nos deparamos com a entrada de uma caverna, somos tomados por um sentimento misto de temor e desejo, temor das trevas, do desconhecido, e desejo de encontrar ali as chaves de mistérios sequer suspeitados."


Leonardo Da Vinci

Opinião


A Definição de Maçonaria está bem expresso no “Dicionário Enciclopédico de Ia Masoneria “:
“Tem por objecto a investigação da verdade, o estudo da moral e a prática da solidariedade; trabalhar pelo crescimento material e moral e pelo aperfeiçoamento intelectual e social da humanidade; estender a todos os homens os laços fraternais que unem os Maçons de todos os recantos do Globo e lutar incessantemente contra a ignorância sob quaisquer de suas formas. "É uma escola de apoio mútuo segundo consta de um notável documento oficial cujo programa assim se resume. Viver honradamente; obedecer às leis de seu país; praticar a justiça; amar os seus semelhantes; trabalhar incessantemente para o bem estar da humanidade e procurar “
A verdadeira missão do Maçom é construir dentro de si o Templo Perfeito e, pedra a pedra, na sua missão de construtor actuar segundo a doutrina, os princípios e normas maçónicas, tomando-se um cidadão digno e útil à sua comunidade, voltando-se primeiro para todos aqueles que o rodeiam.
A Maçonaria não é um partido político, uma doutrina, seita ou associação de Filósofos ou Empresários de renome...
A Maçonaria não é o meio para atingir um fim pessoal, académico ou profissional...
É necessário que o Maçom conheça um pouco da história da Maçonaria Universal, e os actos gloriosos de todos os Irmão que num passado muito recente perderam a vida por Ela.
Quando vamos compreender que com os seus diversos Ritos a Maçonaria é UNA e UNIVERSAL!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Criados ao serviço dos deuses...


"Pela sua ciência - medicina, astronomia, arquitectura, história - os sacerdotes egípcios parecem-nos grandes "sábios", e, pelos seus poderes, grandes "iniciados". Mas se nos reportarmos às cerimónias de culto, temos que os julgar menos favoravelmente: simples funcionários, mesmo vulgares criados ao serviço de deuses muitas vezes medíocres.

Que há, com efeito, de exaltante, no ritual muito estrito do culto que lhe prestam?

Ritos, apenas ritos!

O deus á a imagem do homem: tem as mesmas aspirações e as mesmas necessidades: bebe, come, dorme e tem medos comuns."

Danielle Hemmert e Alex Roudene - "Os mistérios antigos"


Mas se alguns menosprezam o rito, outros veneram-no e vêm nele o significado e simbologia da vida! Tudo é Rito, a própria vida um eterno Ritual!

O Egipto é talvez o berço de todos os rituais mais importantes que conheço e a fonte de todo o Simbolismo Hermético e Ritualistico.


" O que vencer as angústias mortais do túmulo sairá vitorioso. Iluminado, poderá consagrar-se às leis misteriosas de Ísis(...)"